6 DÚVIDAS COMUNS AO SE TORNAR UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL

ANDRÉ DAMASCENO

Autor, Consultor de Marketing e Empresário


Esse conteúdo é um oferecimento da Academia de Consultoria, o único centro de capacitação para ganhar dinheiro com consultoria em Marketing Digital e se tornar um profissional altamente qualificado.

👉🏻 Para ter acesso a dezenas de treinamentos gratuitos clique aqui.

Eu sou Consultor de Marketing Digital desde 2011, mas trabalho com Mídias Sociais e Marketing Digital desde 2008. Meu 1º estágio na área foi em uma imobiliária e minha principal missão foi implementar a mentalidade do digital nos gestores.

Naquela época mais de 90% das ações e estratégias da imobiliária eram voltadas para o OFF (classificados de jornal, placas, outdoor, bikedoor, rádio e até panfletos entregues nos semáforos). A única coisa online era o site, mas que era apenas uma simples vitrine para mostrar os imóveis.

André Damasceno Palestrando


Depois de 6 meses nesse estágio, mudamos o site e implementamos o Google Adwords, agora Google Ads. Um grande ganho também foi a mudança de atitude dos gestores, que passaram a enxergar o digital como uma ferramenta importante na conquista dos seus objetivos.

De lá para cá muita coisa foi acontecendo, muita experiência foi sendo acumulada e me tornar um Consultor de Marketing Digital me permitiu viajar por muitas cidades do Brasil, atendendo centenas de clientes e compartilhando meu conhecimento através dos treinamentos e palestras realizadas. Mais de 3.000 pessoas foram treinadas somente em cursos presenciais desde 2009.

“André, mas por qual motivo você contou essa história?” Veja só, durante essa jornada eu pude mapear muitas dúvidas comuns que um(a) profissional tem ao tomar a decisão de se tornar um(a) Consultor(a) de Marketing Digital.

Foi pensando nisso que eu tomei a decisão de criar esse post e compartilhar aqui com você um pouco da minha experiência atendendo clientes de diferentes nichos e segmentos em todo Brasil.

DÚVIDA 1: Quanto ganha um consultor de Marketing Digital?

Essa é a dúvida número 1. Por isso eu fiz um outro artigo somente para respondê-la. Para ler o post clique aqui.

DÚVIDA 2: Eu preciso entender tudo sobre Marketing Digital para atuar na profissão?

Minha resposta é NÃO. Essa é uma área muito ampla e de diversas possibilidades.

Você pode atuar como tráfego, marketing de conteúdo, SEO e SEM, gestão de redes sociais, automação, mídia paga, construção de sites, web analytics, monitoramento, design thinking, copy…

Eu até fiz um post para responder o que faz um Consultor de Marketing Digital. Para ter acesso clique nesse link.

Eu tenho uma rede de networking fortíssima em todo Brasil e até fora que foi construída ao longo desses anos. Conheço profissionais excelentes em todas essas. Então quando eu fecho uma consultoria procuro me cercar dos melhores para que eu possa atender a demanda do projeto específico.

Não seja um generalista e saia dizendo que você é especialista nisso ou naquilo apenas por ter lido um livro ou participado de uma palestra.

DÚVIDA 3: Como eu encontro clientes que vão pagar pelo meu serviço?

Essa pergunta vem sempre com outra que é: Devo escolher um nicho ou posso atender qualquer cliente que aparecer?

Em 2009 era muito difícil convencer um empresário a investir em Marketing Digital e redes sociais. Poucos acreditavam no potencial das ferramentas e de tudo o que se podia fazer.

Muitos confundiam Marketing Digital com fazer sites e pronto. Essa confusão acontece até hoje.

Porém, depois de uma década, os empresários, profissionais autônomos e liberais e todo tipo de negócio entendeu que se você não tiver online você está perdendo dinheiro. E eu não me refiro a apenas ter um sitezinho não.

Esses caras entenderam que é preciso ter uma gestão de redes sociais, uma estratégia para captar leads, trabalhar seu marketing de conteúdo, usar o WhatsApp para fazer vendas e pós-venda.

Então feche os olhos e imagine quantos negócios existem aí no seu bairro que precisam de uma estratégia digital e mãos a obra.

DÚVIDA 4: Trabalho a minha marca pessoal ou crio uma agência ou uma marca específica para isso?

Se eu estivesse começando HOJE, certamente investiria em meu nome. Em 2009 eu criei uma marca e ela se chama O Melhor do Marketing. Contudo, depois de um redirecionamento e posicionamento, o meu nome está associado a marca e vice versa.

Então sempre que você ouvir ou ler algo sobre O Melhor do Marketing, o meu nome vai aparecer e o contrário também.

Confesso que os clientes se identificam muito mais dessa forma do que ter uma marca e pronto.

Eu sou a minha marca. Eu sou O Melhor do Marketing.

DÚVIDA 5: Eu poderei trabalhar de qualquer lugar ou preciso ter um escritório?

Eu não me considero um nômade digital e nem gostaria de ser um. Mas nos últimos anos eu já viajei para muitas cidades para passear e trabalhar ao mesmo tempo.

A viagem mais recente para fora do Brasil foi para Miami e Orlando, onde minha esposa e eu ficamos 20 dias. Essa foi a nossa 3ª viagem juntos para os Estados Unidos.

André e Fernanda Viajando


Em 2015 inclusive nós ficamos por 40 dias em NY fazendo um intercâmbio e foi o máximo.

Foi exatamente nesse ano que a ficha caiu e eu percebi que poderia facilmente trabalhar de qualquer lugar.

Atualmente eu moro em Vila Velha/ES e meu escritório fica em casa e também no 4work coworking em frente a uma das praias da cidade.

Ou seja, você precisa de um computador e um celular conectado à internet.

DÚVIDA 6: Eu precisarei de 2 empregos?

Todas as vezes que as pessoas me fazem essa pergunta eu lembro do seriado “Todo mundo odeia o Chris”. Se você não sabe o que eu estou falando, dá um Google aí.

A minha resposta é NÃO. Você não precisará de dois empregos ao se tornar um Consultor de Marketing Digital.

Se você chegou até aqui e tem interesse em conhecer mais sobre a profissão, conheça a Academia de Consultoria. Um centro de treinamento para ajudar quem desejar ganhar dinheiro e entrar no mercado de consultoria digital.

Eu fiz um vídeo falando alguns motivos para você se tornar um(a) Consultor(a) de Marketing Digital e também o que me levou a querer entrar nessa profissão.

Dê o PLAY aí.

ANDRÉ DAMASCENO

Autor e Criador do O Melhor do Marketing, esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital.

Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009.

Já atendi mais de 170 empresas em todo Brasil, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online.

Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

O MELHOR DO MARKETING © 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CNPJ: 17.032.290/0001-58 | RUA EUGENIO PACHECO DE QUEIROZ, PRAIA DAS GAIVOTAS | CEP: 29102578

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE