QUANTO GANHA UM CONSULTOR
DE MARKETING DIGITAL?

ANDRÉ DAMASCENO

Autor, Consultor de Marketing e Empresário


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Sem dúvidas essa é uma das perguntas que mais recebo em meus canais no Facebook, Instagram, e-mail e até WhatsApp.

A pergunta correta para se fazer é: Quanto pode ganhar um(a) Consultor(a) de Marketing Digital? Pois é dessa forma e com exemplos que eu vou escrever esse artigo.

Eu me tornei consultor em 2010, um ano após ter fundado o blog omelhordomarketing.com. Naquela época meu principal objetivo era cobrir eventos, compartilhar minhas ideias e falar de todo universo do marketing e não apenas do digital.

Acontece que as coisas foram mudando e cada vez mais eu fui direcionando meus estudos e esforços para as Mídias Sociais e o Marketing Digital.

Foi exatamente nesse cenário que os pedidos de consultorias foram chegando. Afinal, o blog tinha milhares de visitas todos os meses e o meu formulário de contato gerava muitos leads (naquela época ninguém usava esse nome).

Uma das minhas primeiras consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais foi para a imobiliária que eu tinha sido estagiário em 2008, a Praia Imóveis. Eu cobrava R$ 450,00 para:

    Fazer posts para o Twitter e Orkut.

    Monitorar a marca e os assuntos ligados a ela (mercado imobiliário, imóveis em vila velha, praia da costa e outras dezenas. Eu fazia isso usando a busca avançada do Twitter que naquela época era bem amadora.

    Gerar conteúdo para a área de notícias do site que mais tarde e a meu pedido virou um blog. Em média eu escrevia 2 a 3 posts bem simples sobre o próprio mercado e a região onde a imobiliária tinha mais imóveis para vender.

    Analisar o tráfego do site. Naquela época também não se falava tráfego.

    Como estagiário na imobiliária eu ganhava R$ 600,00 + o dinheiro da passagem. Como eu morava perto, comprei uma bicicleta e economizava no dinheiro da passagem. Eu trabalhava das 09:00 às 17:00. Naquela época o estagiário não tinha a moleza que tem hoje. Se não acredita, faz uma pesquisa no Google aí.

    Trabalhando do meu quarto na casa do meus pais eu ganhava quase o mesmo valor de quando era estagiário, mas era eu quem fazia meus próprios horários.

    Minha qualidade de vida subiu muito. Comecei a fazer exercícios e com o tempo que me sobrava eu comecei a estudar muito mais.

    Fui ganhando experiência como Consultor e com parte do dinheiro que ganhava investia em cursos, já que livros sobre o assunto naquela época eram bem poucos.

    R$ 450,00 era muito dinheiro para mim naquela época. Afinal, eu não tinha um pinto para dar água.

    De lá para cá eu não parei de escrever para o blog, participar de eventos, comprar livros, fazer networking e produzir conteúdo para as redes sociais.

    Fechar a minha primeira consultoria com um cliente e começar a ter resultados com o próprio trabalho que fazia para a minha marca pessoal, me ajudou a montar meu primeiro curso presencial aqui no Espírito Santo, que foi realizado em uma das franquias/unidades do IBMEC. Com o feedback dos alunos fui convidado para dar o mesmo curso no IBMEC em Recife/PE.

    Isso abriu as portas para fechar mais contratos de consultorias e ganhar mais projeção. O problema é que projeção não paga boletos, mas ajuda em outras coisas.

    Com 1 contrato fechado e tentando entender o que eu iria fazer, eu fui em busca de outro. Para os meus alunos do curso online Profissão Consultor de Marketing Digital eu explico como foi que eu comecei a fechar contratos um atrás do outro, usando apenas o Google Map's e a cara de pau.

    Depois dos primeiros anos da faculdade eu já não era o cara mais tímido da sala e comecei a botar a cara pra bater.

    No final de 2011 eu já tinha 6 contratos fixos, ganhava um pouco mais de R$ 3.000,00 apenas com consultorias e do meu quarto na casa dos meus pais.

    Os clientes estavam me contratando para um serviço que começava a ter sinais de que seria importante para pequenos negócios e negócios locais, a Gestão de Mídias Sociais, que é inclusive uma das coisas que faço até hoje, porém de uma forma muito diferente do que fazia lá atrás. Afinal, hoje eu tenho parceiros e focamos mais na inteligência do negócio do que fazer "artezinhas" para IG e Facebook.

    Além da Gestão de Mídias Sociais, um Consultor pode prestar muitos outros serviços:

      Mapear oportunidades de vendas, negócios e de conteúdo de uma empresa, produto ou serviço;

      Elaborar um diagnóstico digital da marca para identificar ações necessárias para implementação;

      Fazer um estudo da concorrência, ou seja, um benchmarking digital;

      Estudar sobre o público-alvo do cliente e como é o seu comportamento online para traçar estratégias e definir campanhas;

      Desenvolver a estratégia de posicionamento online da marca, empresa, produto ou serviço. Inclusive de um profissional liberal ou autônomo;

      Determinar a criação ou ou fazer melhorias no site da empresa, loja virtual ou um blog;

      Criar a curadoria e estratégias de conteúdo: Periodicidade, linguagem, canais, objetivos e formatos e KPI's;

      Planejar a presença nas redes sociais online de acordo com as metas;

      Campanhas e estratégias de email marketing;

      Orientar sobre a escolha na hora da contratação de plataformas de automação;

      Acompanhar a execução da estratégia;

      Acompanhar os resultados e analisar as métricas por meio de reuniões com as partes envolvidas;

      Elaborar campanhas de tráfego pago nas redes sociais;


      Cada um desses serviços pode representar um valor que você irá fechar por contrato/cliente.

      Vamos pegar, por exemplo, o serviço de "Planejar a presença nas redes sociais online".

      Um serviço como esse que pode durar entre 15 a 30 dias. Ele envolve pesquisa, estudo de mercado e público-alvo, análise de concorrentes, planejamento e um plano de ação. O mesmo pode valer entre R$ 1.500,00 a 12.000,00.

      R$ 1.500,00 e R$ 12.000,00 são os valores que eu já cobrei. Por isso eu afirmei pode valer. Afinal, eu nunca cobrei nem menos, nem mais do que isso. Mas sei que existem consultores em São Paulo que cobram muito mais do que isso para marcas grandes.

      Se você fecha dois contratos por mês para prestar esse tipo de serviço e de cada um você cobra o valor mínimo que mencionei, estamos falando de você faturar R$ 3.000,00.

      E é aqui que entram duas palavras importantes: Produtividade e Gestão. Se você tiver as duas, somado com as habilidades necessárias para tocar a consultorias, é fato que você poderá fechar não apenas duas ou três, mas muitas consultorias prestando esse serviço.

      Lembre-se que eu peguei apenas um exemplo de serviço para ilustrar, ok?

      Até meados de 2018 a maioria dos meus contratos de consultoria eram de fee mensal e também de percentual sobre o faturamento, com duração de 6 meses a 1 ano. Eu não fechava contratos menos do que isso, exceto para determinados tipos de serviços: Tráfego para lançamento de loja física ou produto online, plano de presença online...

      Porém, em 2018 eu comecei a ofertar consultorias personalizadas com menor tempo de duração, após o pedido de muitos profissionais liberais, autônomos e pequenos negócios.

      Você pode conhecê-las clicando aqui.

      Com uma gestão, entrega bem definida e dezenas de depoimentos de clientes, foi possível escalar o meu negócio e aumentar os meus ganhos.

      Ser Consultor de Marketing Digital tem me permitido ter ganhos com vão muito além do financeiro. Só para citar alguns:

      Liberdade geográfica.

      Mais tempo com a minha esposa e a filha, que acaba de nascer.

      Qualidade de vida, que envolve principalmente a minha saúde física.

      Ao chegar ao final desse artigo espero que você tenha entendido o motivo da pergunta correta ser: Quanto pode ganhar um(a) Consultor(a) de Marketing Digital.

      Tudo vai depender da sua capacidade de execução, entrega, vendas, prospecção e gestão. Além é claro de ter uma habilidade que para mim é fundamental: ADAPTABILIDADE.

      Mas isso é papo para outro artigo.

      Forte abraço e sucesso!

      PS: Se você quer entrar no mercado de consultorias online e está se sentido perdido, conheça a Academia de Consultoria clicando aqui.

      ANDRÉ DAMASCENO

      Autor e Criador do O Melhor do Marketing, esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital.

      Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009.

      Já atendi mais de 170 empresas em todo Brasil, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online.

      Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

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