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Uma das principais dificuldades ou barreiras se assim podemos dizer na vida do Consultor de Marketing Digital é atrair clientes para a sua consultoria.
Eu tenho notado essa angústia em alguns profissionais que estão entrando nesse mercado e até mesmo naqueles que já estão a um bom tempo.
Basicamente eu uso o modelo AIDA em todas as minhas estratégias com algumas pequenas adaptações:
Atenção (A).
Interesse (I).
Desejo (D).
Ação em si (A).
Por isso eu fiz esse artigo com 4 estratégias para atrair clientes para a sua consultoria de Marketing Digital e espero que ele possa te ajudar de alguma maneira.
De acordo com a revista exame, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de número de usuários do aplicativo Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos – mercado onde o app foi criado.
O mercado brasileiro conta com 66 milhões de usuários, quase a metade dos 110 milhões de pessoas que usam o aplicativo nos EUA. Por pouco, o Brasil está à frente da Índia, que tem 64 milhões de usuários. Os números são referentes ao mês de abril de 2019.
Por isso eu coloco o Marketing no Instagram como uma das principais formas de atrair clientes para sua consultoria digital.
Mas não se trata apenas de fazer posts para o seu feed. Para realmente despertar atenção de um possível cliente em fechar negócios, você vai precisar ser muito mais criativo do que isso.
Coisas que eu faço e que chamam a atenção de clientes todos os dias:
- Posts no feed com conteúdo prático:
Em sua maioria esses posts são salvos por centenas e algumas vezes até milhares de pessoas. Logo acima tem uma imagem que com alguns desse números. O salvar é um dos principais indicadores do Instagram e e que ajuda a impulsionar o algoritmo.
- Lives quinzenais ou semanais:
Conteúdo em vídeo como as lives ajudam a criar conexão com a sua audiência, seja você um profissional liberal, autônomo, uma marca ou um produto.
- Stories em sequência:
Não tem um dia que você entra em meu perfil e que não ter uma boa sequência de stories. Eu faço minha curadoria de conteúdo e entrego de acordo com o que estamos oferecendo em produtos digitais ou consultorias. A resposta costuma ser imediata e é dessa forma que faço muitos negócios com clientes de muitas cidades pelo Brasil.
- Enquetes e perguntas no box:
Como descobrir as dores das pessoas que te seguem? Fazendo perguntas para elas. Você pode fazer isso no feed, ou usar a caixa de perguntas abertas ou fechada nos stories.
Eu tenho feito isso com regularidade em todos os meus canais e os resultados estão excelentes para esse início de ano.
Com 120 milhões de usuários somente no Brasil, o WhatsApp é o principal meio de troca de mensagens entre os brasileiros.
Na minha cabeça é impossível pensar um pequeno negócio, um profissional liberal e um negócio local estarem fora do WhatsApp.
O que eu tenho feito por aqui e os resultados são incríveis:
- Lista de transmissão:
Atualmente eu tenho 3 listas. Todos os contatos adicionados em cada uma das listas pediram para entrar, ou seja, ninguém foi colocado sem a sua permissão. Eu tenho uma taxa de entrega e interação absurda, pois medimos isso por aqui. Aproximadamente 450 pessoas recebem meus conteúdos toda semana através das listas.
- Grupos silenciados:
No momento que escrevo esse post eu conto com 30 grupos silenciados e cada grupo tem uma média de 125 pessoas. Isso significa 3750 contatos. Algumas pessoas saem e outras entram, então por isso essa média de 125 pessoas. De tempo em tempo a gente abre esses grupos para debate e discussão.
- WhatsApp stories ou status:
É como se fosse os stories do Instagram, só que com uma taxa de entrega absurdamente melhor. Eu comecei a dar mais valor para isso em 2019 e agora eu posto no mínimo 3 a 4x por semana. Como eu tenho muitos contatos de todo Brasil, sempre vem alguém pedindo mais informações e detalhes.
Eu criei uma página com 20 conteúdos gratuitos, entre treinamentos, workshops, ferramentas em pdf e planilhas.
Se você quiser acessar esses treinamentos eles estão bem aqui.
É uma baita material que desperta muita a atenção do público-alvo 🎯 que desejo atingir.
Sem precisar investir um real em anúncios, ou seja, somente com a divulgação no orgânico, essa página me gera 25 a 30 leads por dia. 😳
Esses leads viram clientes de produtos online e das consultorias que ofereço. Temos uma automação de marketing com um funil muito bem estruturado e otimizado.
É claro que não focamos apenas na venda, mas na relação diária com todos que baixam o material, dessa forma criamos conexão direta através desses conteúdos que são práticos e de alto valor.
Não sei se você já percebeu, mas eu adoro escrever e tenho feito isso desde 2009 quando fiz o blog do Melhor do Marketing.
Foi justamente aí que tudo teve início e eu criei minha empresa de consultoria de marketing digital, palestras e treinamentos.
Eu tenho dezenas de artigos aqui no LinkedIn e centenas em meu blog.
Esses artigos possuem uma ótima indexação com o Google fazendo com que eu apareça nas primeiras posições e tenha diversos cliques sem pagar 1 real.
Na imagem abaixo é um print do Dashboard do Google Webmaster Tools
Todos os artigos que vão para o ar possuem CTA's que levam para materiais gratuitos e até mesmo para o link de uma das minhas consultorias.
Se o conteúdo for interessante, certamente chamará a atenção do leitor 🧲 para que ele possa ir para uma próxima etapa da jornada dele comigo.
Se não for, eu vou analisar os números no 📈 Google Analytics e fazer as mudanças necessárias.
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Links usados na construção desse artigo:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/estes-sao-os-dez-paises-que-mais-usam-o-instagram/
https://exame.abril.com.br/tecnologia/estes-sao-os-dez-paises-que-mais-usam-o-instagram/
https://exame.abril.com.br/tecnologia/este-e-o-habito-mais-comum-dos-brasileiros-no-whatsapp/
Autor e Criador do O Melhor do Marketing, esposo, pai, palestrante, empresário e consultor de marketing digital.
Ajudo PME’s a terem mais resultados em vendas através do Marketing na Internet desde 2009.
Já atendi mais de 170 empresas em todo Brasil, estive em mais de 50 cidades palestrando e treinei mais de 7000 alunos em cursos presenciais e online.
Certificado pelo Disney Institute com o Business Behind The Magic e Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
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