MEU PRIMEIRO TRABALHO FOI EM 2006 E DE LÁ PRA CÁ EU VIAJEI POR MAIS DE 10 PAÍSES E 100 CIDADES DIFERENTES NO MUNDO…


ANDRÉ DAMASCENO

VITÓRIA, ES

Se você chegou até aqui, é porque anteriormente leu a minha carta aberta sobre propósito profissional e pessoal.

Caso não tenha lido, clique aqui e veja antes de prosseguir.

Aqui, você entenderá a minha experiência e carreira profissional desde o início.

Apesar de ter começado a atuar com Serviços de Marketing Digital por conta própria em 2009, a minha experiência profissional começou muito antes disso.

Meu primeiro trabalho foi aos 16 anos, quando vendia churrasquinhos em um estabelecimento perto da minha casa, em Vilha Velha/ES. Inclusive, esse local existe até hoje.

Foi ali que comecei aprender sobre gestão de relacionamento com o cliente e gestão de crises.

Com 18 anos, comecei no meu primeiro emprego de carteira assinada. Fui promotor de vendas dos Laticínios Damatta.

Basicamente eu visitava os supermercados e ficava naquelas ilhas dos frios cortando queijos e realizando reposição dos produtos.

Pouco tempo depois, eu fui promovido para o escritório, graças a minha dedicação em sempre fazer o melhor dentro daquela função, pensando nas pessoas que eu atendia direta ou indiretamente. Com a promoção passei a tomar conta dos profissionais que faziam a promoção, além de tirar os pedidos por telefone.

Meses depois, migrei para outro emprego, desta vez como Operador de Telemarketing na Embratel. Por lá fiquei 1 ano e 8 meses.

Minha principal tarefa era ligar para a casa das pessoas oferecendo o 21 em suas ligações DDD e DDI.

Aqui foi onde tive aprendizados que são valiosos até hoje.

Negociação, vendas, equilíbrio, gestão de tempo, agilidade nos processos, metas.

Uma curiosidade é que tínhamos apenas 25 minutos para almoçar e ir ao banheiro. E em média, eu ligava para 150 pessoas por dia.

Em 2006, aos 21 anos, tive a oportunidade de entrar na Faculdade de Publicidade e Propaganda.

E pasmem: no início da Faculdade, meu sonho era ser Diretor de Criação. Depois do 3º período, mudei radicalmente o meu pensamento ao conhecer a disciplina de Marketing.

Isso me fez, em 2007, começar a estagiar na Chocolates Garoto, considerada a maior fabricante da América Latina, que também fica localizada em Vila Velha, no Espírito Santo.

Por lá fiquei por 1 ano e depois disso, assumi como Assistente de Marketing na Refrigerantes Coroa, uma grande e consolidada empresa capixaba.

Dentre as minhas funções, estavam a captação de conteúdo para uma ação publicitária específica, chamada “Sonho Real”.

Além disso, eu também fazia o monitoramento de promoções nos Pontos de Venda e também planejava os eventos internos da empresa.

Perceba que até então, eu não atuava diretamente com internet. No entanto, tudo isso me fez criar uma bagagem gigante. E, enquanto atuava nessas outras frentes, eu estudava e me capacitava loucamente sobre o mercado digital…

Até que chega 2009, o ano em que eu começaria a trilhar o caminho que mudaria a minha vida.

Em fevereiro deste ano, eu criei o “O Melhor do Marketing”.

Inicialmente o projeto seria uma revista para falar tudo sobre Marketing. Mas depois do feedback de uma professora, a Luciana Moura, que me dava aula de planejamento de comunicação, resolvi dar um foco maior no digital.

Além de transformá-lo em um Blog. Caso se mantivesse como revista, talvez não tivesse durado muito tempo.

Futuramente ele se tornara um dos principais canais de conteúdo sobre o assunto, com colunistas de importância e materiais de alto nível.

Até hoje ele nos rende milhares de visitas, vendas e o principal: novos negócios todos os meses.

Posso dizer que neste mesmo ano, começou um efeito bola de neve na minha carreira, visto que, além começar o Blog com tudo, eu também fechei o meu primeiro cliente para prestar Serviços de Marketing Digital.

Esse cliente foi a Praia Imobiliária.

Por lá eu coordenava e planejava campanhas de marketing, desenvolvia a comunicação interna, elaborava plano de mídia, planejava e executava ações promocionais e a melhor parte…

Era responsável por todo o Plano de Presença Online da empresa.

Foram 7 meses de experiência com esse cliente que permitiu executar e testar muitas coisas.

Mas querendo ou não, eu precisava de mais experiência profissional, além de ter contato com pessoas importantes do mercado.

Por isso, 1 ano depois, eu aceitei a proposta de ser Executivo de Contas da Globo no Espírito Santo, a afiliada Rede Gazeta.

Lá dentro, eles tinham um portal chamado Gazeta Online e a minha função era agir como um Consultor de Negócios do mesmo.

Eu era responsável por fechar negócios e comercializar canais de mídia para o portal. E isso era feito diretamente com as Agências de Comunicação e grandes empresas do estado.

E por mais que esse fosse um trabalho fixo, onde cumpria horário diariamente, em paralelo eu mantinha meus trabalhos como Consultor de Marketing, acumulando alguns clientes fixos e super importantes.

Sim, eu vivi essa realidade de ter “2 empregos”, ou seja, um de carteira assinada e outro como autônomo. Praticamente comecei dessa forma e inclusive, é a maneira que recomendo para os meus alunos.

A boa notícia é que aqui houve um desequilíbrio na balança. Mas como eu disse, foi um desequilíbrio bom.

Basicamente os clientes de Consultoria que eu atendia, passaram a me dar mais dinheiro que o meu trabalho fixo. E na época, eu tinha um parceiro de negócios.

O resultado disso? Um novo marco na minha jornada, porém, dividido em duas etapas (você vai entender daqui a pouco).

A primeira foi que fundei a YOU Vitória, com um sócio que na época era um grande parceiro de negócios. Isso também me levou a largar de vez a carteira assinada.

A YOU foi um Núcleo de Inteligência Digital que realizava uma série de Serviços de Marketing Digital no mercado Capixaba.

Além disso, também tínhamos um núcleo específico de Educação, onde realizávamos cursos presenciais praticamente todos os meses com profissionais referências de nível nacional.

Tínhamos uma equipe de alto nível e uma liberdade gigante de trabalho. Atendemos clientes líderes de mercado no Estado, que foram chegando pouco tempo após a abertura da empresa.

Gastronomia, mercado imobiliário, setor público, educação, entretenimento, entre outros.

Estes foram alguns dos vários nichos que atendemos no período de 1 ano da empresa.

“André, como assim isso tudo em 1 ano? O que aconteceu?”

Aqui vem a segunda etapa do marco, que mencionei agora pouco.

Infelizmente eu e o sócio da época, passamos a ter divergências sobre o trabalho. E isso acabou refletindo nos contratos.

Em resumo, não conseguimos segurar as pontas e encerramos aquele negócio.

No calor do momento, aquilo parecia ser o “fim do mundo” para mim. Mas novamente, veio um novo grande aprendizado desse desafio.

Isso por que dali em diante, eu segui realizando Consultorias, só que dessa vez tudo, pautado no meu nome.

Basicamente a “nova empresa” tinha a minha cara, o meu nome e o meu total controle. Inclusive, eu mantive alguns clientes da empresa com contratos ligados a mim.

Sem contar que essa empreitada me proporcionou outras conquistas.

Uma delas foi me tornar professor de pós-graduação em duas Faculdades. Foram quase 4 anos também atuando em sala de aula, inclusive, uma das instituições foi a que me formei, o que me dá muito orgulho.

Nesse período eu também não parei de investir no meu conhecimento e um dos cursos que realizei, foi uma formação completa em Business Coach.

Hoje é muito comum o termo e alguns casos até visto como algo suspeito. Mas isso foi lá em 2012, antes de ser “modinha”. Dessa formação eu também tirei aprendizados que utilizo até hoje em meus negócios.

Além disso, eu também busquei me certificar em vários outros assuntos que envolvem o meu negócio: vendas, PNL, Neuromarketing, Design Thinking, Atendimento ao Cliente com o método Disney, Negociação, Storytelling, Branded Content.

Tudo para potencializar ainda mais o que eu fazia.

Avançando um pouco no tempo, há um fato muito interessante.

Em 2015, eu realizei o sonho de passar 40 dias em New York. Fomos eu e a Fernanda, minha esposa.

Neste período, absolutamente nada mudou com os meus negócios, visto que, já tinha a liberdade que tanto sonhava. Estudamos e trabalhamos normalmente durante os dias por lá.

E mais… No retorno ao Brasil, trouxe comigo uma ideia de negócio que viria a se concretizar.

Junto com outros 3 sócios, abrimos o Johnnys Costelaria, um restaurante especializado em costela de porco ao molho barbecue.

De fato era um empreendimento completamente diferente do que eu estava acostumado, mas mesmo assim, ​​com apenas 30 dias de funcionamento, vendemos uma tonelada de costela com batata frita.

O negócio cresceu exponencialmente e durou 2 anos.

Mas adivinha o que aconteceu? Ele também fechou.

O motivo? Também desentendimento entre os sócios.

Faço questão de mostrar esse ponto por dois motivos.

O primeiro é que também adquiri uma experiência de marketing com negócio local, sem contar o processo de atendimento ao cliente e logística de empreendimentos físicos.

O segundo é que por trás de toda derrota, há um grande aprendizado. E aqui pude entender que você precisa estar 110% envolvido em qualquer tipo de negócio para ele prosperar por muitos anos.

Esse insight me fez perceber que eu poderia dedicar ainda mais energia naquilo que eu dominava, que é prestar Serviço de Consultoria em Marketing.

Ou seja, pegar toda bagagem que eu me dediquei, me esforcei, lutei para ter, e aplicá-los a fundo com meus clientes e alunos.

E definitivamente, é o que tenho feito até hoje.

Já são mais de 500 empresas atendidas, palestras em mais de 70 cidades e 15 estados, dezenas de treinamentos onlines criados, um livro lançado e mais de 12 mil alunos no qual levo meu conhecimento para potencializar os negócios e tornar pessoas comuns em profissionais de Consultoria.

Você consegue perceber que não há nenhum pré-requisito para conseguir atuar neste mercado, que não seja dedicação?

De fato, você não necessariamente precisa de faculdade, não precisa ser um gênio ou ter habilidades prontas, como eu também não tive.

Você precisa se dedicar e muitas vezes, seguir os passos certos para acelerar o seu processo de liberdade.

E para fechar essa carta, quero registrar as duas últimas grandes conquistas (talvez as maiores da vida) que tive ao longo destes anos.

Em 2019, eu e a Fernanda, minha esposa, tivemos a nossa primeira filha.

A Laura.

Meu grande sonho era poder vê-la crescer de perto, sem precisar ter limitações quanto a horário e trabalho.

Sabe o que me proporcionou isso? A liberdade do negócio de Consultoria Digital.

Poder fazer meus próprios horários, me fez e me faz ver a minha filha crescer todos os dias. Me faz ser presente como pai e estar ao lado da evolução dela. Talvez eu não conseguisse isso, se trabalhasse em um emprego fixo de carteira assinada.

É uma emoção tão grande que de fato, ao escrever essas palavras, meus olhos enchem de lágrima.

Por fim, a conquista que tive no ano de 2022, foi poder viajar o mundo por 7 meses com as duas…

Como mencionei aqui na carta anterior sobre o meu propósito.

Por fim, se você quer acompanhar o meu trabalho e quem sabe seguir nessa profissão, mais uma vez te peço para entrar contato comigo para poder te conhecer melhor. Pode ser no Instagram ou no LinkedIn, através dos links abaixo.

E também aproveite para conhecer nossos programas e conteúdos na Academia de Consultoria, o nosso centro de capacitação em Consultoria e Serviços de Marketing Digital.

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Um forte abraço e nos vemos por aí!

André Damasceno.